? 5S ?

         

Durante a reconstrução do Japão após a Segunda Guerra Mundial, com a ajuda dos americanos, os japoneses adquiriram métodos, que, futuramente, se desenvolveriam, para melhor se organizarem, tanto no local de trabalho, quanto na vida pessoal. Estes métodos ficaram conhecidos como os "5S".


O que os americanos faziam bem, foi aperfeiçoado pelos japoneses, formando-se o que ficou conhecido como Estilo de Qualidade dos Japoneses ou Total Quality Control (TQC - Controle de Qualidade Total), que é o controle dos processos para que se possa chegar a um produto final.


5S representa cinco palavras japonesas que começam com a letra S. Não é fácil encontrar em outro idioma palavras que têm o mesmo significado de cada termo na cultura nipônica. Por exemplo: Seiri já foi traduzido como seleção, descarte, senso de utilização. Seiketsu aparece como higiene, padronização, senso de saúde.


E há certo sentido: com o Seiri, fazemos seleção, ou seja, separamos o que é útil de o que não é útil, que será descartado. Assim, é facilitado o uso. Com senso de utilidade/utilização dos recursos, isto é, senso de utilização, a seleção e o descarte e o uso serão mais adequados. No entanto, a palavra descarte, por exemplo, fortalece o sentido de jogar fora, dando pouco valor ao sentido de uso, portanto, deve-se compreender como o descarte daquilo que não é útil para que possa ser utilizado por outras pessoas.


Quanto ao Seiketsu, a higiene depende de seguirmos padrões saudáveis de uso, ordem e limpeza. A expressão "senso de saúde" representa nossa sensibilidade para avaliar as boas práticas (as práticas saudáveis), capacidade de padronizá-las, assegurando a saúde. Considere saúde para tudo: física, mental, social, financeira, ambiental etc.


A tradução utilizando a palavra senso se tornou uma das mais divulgadas no Brasil a partir de meados da década de 1990. Além de iniciar com S, facilitando a didática do 5S, este termo remete ao bom senso, característica de pessoa sensata. A prática do 5S é um bom meio de apurar a sensatez. Com isso, o 5S deixa de ser uma coisa de fábricas, máquinas, ferramentas. Entendido assim, o 5S pode ser praticado por qualquer pessoa, em qualquer lugar, para facilitar a solução de qualquer desafio.


E se os 5S fossem comparados ao funcionamento dos organismos?


É perfeitamente coerente. Veja na tabela abaixo, como a prática dos 5S se enquadra ao funcionamento do nosso corpo:






*Clique na Imagem para visualizar.






A importância dos 5S permanece constante. Hoje em dia, principalmente, com o avanço da tecnologia, a demanda de produção está altíssima, e precisamos de orientações para aprendermos a conviver com a grande carga de informações, oportunidades e descartáveis.


O papel principal do 5S, hoje, é nos orientar como observar, avaliar e tomar decisões adequadas para nosso crescimento e formação como pessoa, cidadão e profissional.


Praticando os 5S, teremos um melhor proveito, sem estresse, das oportunidades do novo jeito de viver.


Os 5S:

Seiri: Senso de Utilização;
Seiton: Senso de Ordenação;
Seisou: Senso de Limpeza;
Seiketsu: Senso de Saúde;
Shitsuke: Senso de Autodisciplina.
       

Comentários